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Você sabe o que é ou conhece um funil de vendas? Esse é um termo muito utilizado no marketing. 

A ideia de funil surge porque o profissional que trabalha com isso separa cada etapa em quatro partes e, em cada etapa, há técnicas específicas para se obter sucesso na próxima etapa, “afunilando” esse processo. 

Por isso, vamos falar melhor sobre cada parte de um funil de vendas para que você possa fazer a sua venda perfeita!

O funil de vendas – criação

Crie um funil voltado com a boca para baixo. Agora divida-o em quatro partes, onde a base é a categoria “Prospectar”. Acima dela vem a aba “Apresentar”, em seguida a “Lidar com objeções” e por fim e a menor delas, que é a etapa “Fechar”. Agora vamos entender cada processo!

Prospectar

Antes de tudo, é necessário que você se conecte com pessoas que possam ser seus possíveis clientes. 

Assim, você cria um atrativo para seu produto, como, por exemplo, disponibilizar algum conteúdo grátis que provoque o possível comprador e o faça cadastrar-se para receber mais informações sobre o produto ou receber suas newsletters.

Crie também um bom conteúdo, pois tudo isso fará com que seu visitante se interesse por seu produto.

Apresentar

Aqui você já possui possíveis clientes, então é hora de vender. Existem diversas formas eficientes de fazer isso, seja por meio de vídeos divulgando seu produto, por e-mail marketing ou redes sociais.

O que importa é que a visibilidade do seu produto cresça, assim como as informações sobre o que você está vendendo.

Uma boa ideia é utilizar boas técnicas de vendas, como fazer perguntas aos clientes que sejam respondidas com “sim”, e sejam favoráveis à compra de seu produto. 

Mas, pense em todas as dúvidas que as pessoas podem ter com relação ao produto e esclareça na apresentação e continue instigando a pessoa a comprar.

Lidar com objeções

Nessa etapa, seja atencioso e se coloque no lugar dos clientes. Seja detalhista na explicação e utilize palavras-chave para que as pessoas consigam entender o que está sendo vendido e deixe claro se este produto atenderá prontamente as necessidades delas. 

Esteja disponível para dúvidas, por isso crie canais para que responda prontamente e mostre que você se importa com o seu cliente. 

Fechar

Nessa última etapa, você fecha a venda, mas é preciso fidelizar o cliente. Por isso, pergunte ao seu consumidor se houve algum problema com a entrega do produto e esteja aberto à críticas e sugestões. 

Este contato mais próximo é importante porque essa é também a hora de fidelizar a relação entre vendedor e cliente, o que pode te gerar recomendações e, assim, mais vendas.

Aproveite também para se inteirar de todas as formas possíveis de prospecção na internet, ou seja, conheça todas as formas possíveis de se divulgar um produto na rede, assim como os melhores sites de hospedagem, a criação do site de seu produto e aqueles que dão facilidade na hora da compra.

No ramo de vendas, por exemplo, a internet é uma aliada indispensável tanto na divulgação de produtos quanto na própria venda, sendo necessário investir pesado nesse meio para obter bons resultados.

Nesse post, damos algumas dicas de estratégias para melhorar as suas vendas como profissional autônomo, principalmente por meio da utilização da divulgação por meios eletrônicos como a internet.

Defina e conheça o seu mercado e o seu público

Conhecer o seu cliente pode te dar uma grande vantagem de vendas em relação a concorrentes que não fazem questão de conhecê-los. Conhecer seus hábitos de consumo, seus gostos quanto a produtos e serviços e sua rotina, por exemplo, torna a sua venda e sua divulgação mais fácil.

Se você conhece o mercado em que está atuando, conhecendo, além de seu público, seus produtos e os seus concorrentes, sua vantagem competitiva fica cada vez mais alta, pois pode te dar ideias de estratégias de vendas melhores do que se você tentasse vender as cegas.

Estabeleça meios para realizar suas tarefas

Estabelecer uma rotina de como irá trabalhar pode te trazer muitas vantagens. Com a organização, fica mais fácil vender, divulgar e trabalhar em cima do seu produto. 

Além disso, determinar os meios de vendas e divulgação dos produtos é imprescindível para as empresas, para a criação de estratégias efetivas para cada tipo de venda e divulgação necessária.

Se, por exemplo, você for divulgar sua empresa e seus produtos por meios digitais, é necessário estabelecer o modo como irá realizar esse tipo de marketing, para que fique coerente com o que a empresa quer passar. 

Quanto mais coerência entre os produtos e os meios de divulgação e realização de vendas, maior o aumento das vendas em si.

Desperte a vontade urgente do cliente

Quanto mais você criar o desejo do cliente para com o produto, maiores suas chances de venda. É possível se utilizar da estratégia de promoções relâmpago, que acabarão rapidamente caso o cliente não adquira o produto no momento em que vir o anúncio.

Utilizar o marketing digital para isso também pode ser uma boa estratégia. Caso o cliente visite o seu site e goste de um produto e clique nele especificamente, é possível divulgá-lo pelas redes sociais, para chamar cada vez mais a atenção e despertar o desejo do cliente, fazendo com que ele compre o seu produto.

Fique atento às tendências do mercado 

É necessário ficar de olho em tudo que acontece no mercado. Em tempos de crise, por exemplo, é necessário analisar o quanto o cliente estará disposto a pagar por cada produto, se este produto realmente será vendido ou se será substituído por outro ou alguma outra tendência que pode surgir a partir do tempo.

Esse fato pode te dar uma grande vantagem competitiva em relação ao concorrente, que pode não estar atento a essas mudanças e se afundar com produtos que não sairão de suas prateleiras.

Use a abuse da internet como aliada para as vendas

Com todas as informações dos itens anteriores, é possível aplicá-los às mídias digitais. Por meio de redes como o Facebook, o Instagram e o Snapchat você pode divulgar e até mesmo realizar vendas se tiver o conhecimento de cada uma dessas redes.

Além disso, por meio das estatísticas, é possível monitorar o desempenho das suas vendas, o que pode ajudar na hora de criar novas estratégias de vendas para seus produtos.

Por meio de um blog segmentado é possível dar dicas em relação aos seus produtos ou sobre assuntos semelhantes, sendo fácil de ser achado caso o seu cliente pesquise sobre um assunto que esteja em áreas afins.

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